Boletim BRICS Brasil #36 - BRICS aprova declaração e avança em agenda industrial sustentável com foco em tecnologia e pequenas empresas
Em reunião ministerial, BRICS reforça cooperação industrial e digital com foco em inovação, pequenas e médias empresas e desenvolvimento sustentável. Ouça reportagem e saiba mais.

Reportagem Leandro Molina / leandro.molina@presidencia.gov.br
Repórter: A 9ª Reunião dos Ministros da Indústria do BRICS, realizada em Brasília marcou um novo capítulo na cooperação do grupo, com a aprovação de uma ambiciosa Declaração Conjunta que reforça o compromisso com uma governança global mais inclusiva e sustentável. Sob a presidência brasileira, a aprovação da declaração reafirma o papel estratégico do BRICS como motor de uma ordem internacional mais equilibrada.
Os ministros destacaram a inovação e a digitalização industrial como alavancas para o desenvolvimento sustentável, geração de empregos, segurança alimentar e energética, e combate à mudança do clima. Geraldo Alckmin, vice-presidente da República do Brasil e titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), ressaltou o simbolismo da ampliação do BRICS, que agora agrega nações representativas do Sul Global.
Geraldo Alckmin: A ampliação do BRICS em 2024 e 2025 simboliza não apenas nossa abrangência geográfica, populacional e econômica, mas sobretudo nossa vocação para contribuir com propostas concretas para uma nova era de desenvolvimento sustentável. Juntos, representamos quase metade da população mundial. 39 % do PIB global é em paridade de poder de compra, e 24% do comércio internacional.
Repórter: O ministro Alckmin reforçou que sob a presidência do presidente Lula, o Brasil assume o compromisso de promover soluções práticas e coordenadas entre os países, especialmente nas agendas industrial, tecnológica e produtiva.
Geraldo Alckmin: Em um mundo em rápida transformação, a inovação industrial, a integração das cadeias produtivas e o fortalecimento das capacidades tecnológicas serão alicerces para a construção de uma economia global mais justa, resiliente e inclusiva.
Repórter: Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), destacou que as pequenas e médias empresas representam 90% das empresas e mais de 50% dos empregos no grupo do BRICS, sendo a espinha dorsal do dinamismo produtivo
Márcio França: A criação desse grupo de trabalho no âmbito da parceria da nova revolução industrial é um marco estratégico que nos permitirá ampliar o intercâmbio de experiências, fomentar iniciativas conjuntas e fortalecer a presença das micro, pequenas e médias empresas no comércio intra-BRICS e em torno da economia global.
Repórter: A reunião reforçou o compromisso com justiça social, sustentabilidade e cooperação entre nações, destacando o Brasil como articulador. Discutiu-se o papel da inovação tecnológica, automação industrial (com avanço de robôs) e pequenas e médias empresas no crescimento econômico, além da digitalização e Inteligência Artificial como vetores de transformação. A cooperação no Sul Global e a integração entre manufatura e agricultura também foram valorizadas para desenvolvimento inclusivo.