Boletim BRICS Brasil #11 - MDIC lança página interativa com dados e infográficos sobre o comércio exterior do BRICS
A nova página, dedicada ao comércio exterior do BRICS, amplia a transparência e o acesso a informações estratégicas sobre as relações comerciais do grupo, que desempenha um papel fundamental no comércio global. Ouça a reportagem e saiba mais.

Repórter: Responsáveis por 26% do comércio mundial de bens, os países que compõem o BRICS têm um fluxo de exportações de US$ 5,7 trilhões. Essas e outras informações sobre comércio exterior dos integrantes do grupo podem ser encontradas na página especial do BRICS lançada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A página reúne em um só local dados dos 11 países do BRICS. São informações que mostram a representatividade no comércio mundial, a evolução das trocas de bens e serviços nos últimos anos, os parceiros e produtos comercializados pelo grupo, como explica Herlon Alves Brandão, diretor de estudos e estatísticas de comércio exterior, da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Herlon Alves Brandão: Na plataforma é possível encontrar dados e infográficos detalhados que ilustram as relações entre o Brasil e os membros tradicionais, Rússia, Índia, China, África do Sul e os novos membros, que são Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. A página oferece uma experiência visual muito rica. Ela facilita a compreensão das estatísticas e características do comércio internacional. Ela explora os produtos e serviços comercializados, os valores transacionados e como essas relações evoluíram ao longo do tempo. É uma ferramenta valiosa para empresários, pesquisadores e todos que desejam entender melhor o fluxo de comércio entre essas nações.
Repórter: As seções ainda mostram que entre os principais produtos comercializados pelos membros do BRICS estão minérios metálicos, petróleo, sementes e frutos oleaginosos, carne, ferro e aço. Já no comércio de serviços se destacam serviços empresariais, transportes, telecomunicações, informática, entre outros. Acesse a página aqui.