BOLETIM BRICS

Boletim BRICS Brasil #12 - Plataforma social do BRICS terá destaque sob presidência brasileira

Intercâmbio Cultural e da Sociedade Civil é um dos três eixos prioritários do BRICS e a plataforma People to People (P2P), que congrega diversas representações sociais, terá destaque neste ano. De forma inédita, a sociedade civil do BRICS participará da Reunião de Sherpas em abril. Ouça a reportagem e saiba mais.

No último ano, o G20 Social reuniu milhares de pessoas às vésperas da Cúpula de Líderes, no Rio de Janeiro (RJ) | Foto: Rafael Pereira/G20 Brasil
No último ano, o G20 Social reuniu milhares de pessoas às vésperas da Cúpula de Líderes, no Rio de Janeiro (RJ) | Foto: Rafael Pereira/G20 Brasil

Por Franciéli Barcellos de Moraes | francieli.moraes@presidencia.gov.br 

Repórter: Segundo os Termos de Referência do BRICS, Intercâmbio Cultural e da Sociedade Civil é um dos três pilares estruturantes do grupo. Desta forma, durante a presidência brasileira, a participação social terá destaque, por meio do programa People to People

Com algumas primeiras reuniões de segmento já realizadas neste ano em Brasília, uma das principais agendas de distinção da participação social no BRICS Brasil já tem data: 24 a 27 de abril, quando acontece a segunda Reunião de Sherpas do agrupamento. Historicamente, este é um encontro fechado às lideranças diplomáticas dos países e aí entra o ineditismo da coordenação brasileira, conceder a congregações da sociedade civil um lugar à mesa.

Uma ação, segundo Gustavo Westmann, chefe da Assessoria Internacional da Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR) na coordenação do People to People, que assegura a escuta das proposições de movimentos populares, entidades sindicais, representações empresariais, acadêmicas e parlamentares

Gustavo Westmann: Uma coisa que fica cada vez mais clara é que para a sociedade civil, hoje em dia, não basta mais só estar lá. Você tem que estar lá e você quer incidir, você quer fazer parte daquilo. Isso é uma tendência global e que no Brasil é algo especialmente forte por reivindicação do presidente Lula.

Repórter: Durante participação na primeira Reunião de Sherpas do BRICS, o presidente reforçou o compromisso nacional com o tema.

Lula: O pilar social é a garantia de que as sementes que plantamos frutificarão em nossas sociedades. Não basta reunir líderes todos os anos se não formos capazes de escutar os anseios dos cidadãos. Os grupos de engajamento contarão com todo apoio da presidência brasileira.

Repórter: Neste ano se reúne no Brasil o Conselho Civil do BRICS. Lançado no último ano, o organismo alçou a participação social a um nível mais elevado de institucionalidade no grupo. Os conselhos são as plataformas de maior influência na estrutura do People to People,  precedendo os fóruns e as reuniões temáticas. Os outros três conselhos consolidados são os de Juventude, de Think Tanks e o Empresarial.  O Fórum Civil também segue em atividade e completa dez anos de sua formulação neste 2025.