BOLETIM DE RÁDIO BRICS BRASIL

Boletim BRICS Brasil #59 - BRICS Brasil começa no Rio com líderes mundiais e agenda focada em economia, clima e segurança global

Grupo, que agora tem 11 membros, representa 39% do PIB mundial e debate desde inteligência artificial até reforma da governança internacional, nos dias 6 e 7 de julho, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, durante a Cúpula de Líderes do BRICS. Ouça a reportagem e saiba mais.

Cúpula de Líderes do BRICS acontece no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, dia 6 e 7 de julho. Foto: Leandro Molina | BRICS Brasil
Cúpula de Líderes do BRICS acontece no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, dia 6 e 7 de julho. Foto: Leandro Molina | BRICS Brasil

Reportagem: Leandro Molina | BRICS Brasil

Repórter: Começa, neste domingo, aqui no Rio de Janeiro, a Cúpula de Líderes do BRICS Brasil. A partir das 09h30 da manhã, acontece a cerimônia oficial de chegada dos chefes de Estado e de governo, aqui no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Aterro do Flamengo, sede da Cúpula de Líderes neste ano, sediado pelo Brasil.

Depois, ao longo da manhã, ocorre a chamada fotografia de família dos chefes de estado. Às 10h50, a sessão plenária Paz e Segurança e Reforma da Governança Global, que é a primeira sessão plenária dentro das atividades dos líderes do BRICS Brasil.

Lembrando que o BRICS Brasil é um fórum formado por 11 países membros, que lá atrás teve sua origem com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, acrescida de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã e mais 10 países parceiros, além de outros países convidados que estarão aqui no Rio de Janeiro representando mais de 20 países participantes dessas discussões, que serão divididas em três pilares: o Pilar Político e Segurança, o Pilar Econômico e Financeiro e o Pilar Social. Ao longo da presidência brasileira do BRICS em 2025, foram realizadas mais de 200 reuniões online e presenciais.

Ao longo da presidência brasileira, o BRICS estipulou seis prioridades para debate: cooperação em saúde global, comércio, investimento e finanças, combate à mudança do clima, governança da inteligência artificial, arquitetura multilateral de paz e segurança e desenvolvimento institucional do BRICS.

Os principais pontos aprovados durante as reuniões ministeriais de cada grupo de trabalho ou mecanismos devem compor a Declaração de Líderes do BRICS, que será adotada pelos chefes de Estado e de governo na cúpula final. Com seus 11 membros plenos, o BRICS representa 39 % do PIB global, 24 % do investimento direto estrangeiro e 49 % da população mundial.

Profissionais de imprensa de veículos de vários países do mundo já estão no Centro Internacional de Mídia, aqui no Rio de Janeiro, se preparando para a cobertura que começa ainda nesta manhã de domingo.

Ao longo da semana, ocorreu também aqui no Rio de Janeiro a reunião de Sherpas, onde os principais negociadores dos países estiveram reunidos, para fazer os ajustes finais na Declaração de Líderes. A cidade do Rio de Janeiro foi preparada para receber os líderes mundiais. Sexta-feira foi ponto facultativo.

Hoje domingo, com o primeiro dia do BRICS, e amanhã, segunda-feira, feriado municipal para que tenha uma fluidez tanto de trânsito quanto de questões que envolvam segurança. Ainda na tarde deste domingo, acontece a segunda sessão plenária. Ainda na tarde deste domingo, acontece a segunda sessão plenária, que vai tratar do fortalecimento do multilateralismo, assuntos econômicos e financeiros e inteligência artificial.

Acompanhe toda a cobertura do Brics Brasil pelo site brics.br.

Diretamente do Rio de Janeiro, com informações do BRICS Brasil, Leandro Molina.