Boletim BRICS Brasil #57 - Fórum Empresarial do BRICS aponta caminhos para crescimento econômico e integração produtiva do Sul Global
Colaboração entre o poder público e iniciativa privada é posta como fundamental para celeridade do crescimento econômico e desenvolvimento social sustentável. O presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente no evento. Ouça a reportagem e saiba mais.

Reportagem: Franciéli de Moraes | BRICS Brasil
Locução: Inez Mustafa | BRICS Brasil
Repórter: O Fórum Empresarial do BRICS, realizado no Rio de Janeiro, reuniu neste sábado (5), lideranças empresariais, chefes de Estado e especialistas dos países do grupo para debater os caminhos do desenvolvimento sustentável, comércio internacional e inovação. O evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria, conhecida como CNI, antecede a Cúpula de Líderes do BRICS, e destacou o peso econômico do grupo, que hoje representa 48,5% da população mundial, 40% do PIB global e 36% do território do planeta.
O presidente Lula reforçou, em seu discurso de abertura, o papel estratégico do BRICS na economia global e a necessidade de cooperação entre os países diante dos desafios atuais.
Lula: Aproximar os nossos setores produtivos é um pilar fundamental do BRICS. Os empreendedores aqui reunidos compõem o eixo dinâmico da economia internacional. Os 11 membros plenos dos BRICS já superam 40% do PIB global em paridade de poder de compra. Com o crescimento de países parceiros e convidados, consolidamos o grupo como um polo aglutinador de economias prósperas e dinâmicas. Diante do ressurgimento do protecionismo, cabe às nações emergentes defender o comércio multilateral e reformar a arquitetura financeira internacional.
Repórter: O vice-presidente Geraldo Alckmin, também presente no evento, destacou os avanços do bloco em pouco mais de uma década e enfatizou a importância da integração econômica e da sustentabilidade
Alckmin: Em pouco mais de uma década, o BRICS se transformaram num grande e importante protagonista da geopolítica mundial e destacar aqui a importância desse encontro de empresárias e empresários e as oportunidades de investimentos recíprocos entre os nossos países, fortalecimento do comércio exterior, incentivo à inovação, para podermos avançar ainda mais
Repórter: Quem abriu o evento do Fórum BRICS Empresarial foi Ricardo Alban, presidente da CNI, que ressaltou a liderança do Brasil em fóruns globais e a proposta de um mecanismo, para alinhar o setor produtivo com as metas climáticas.
Alban: Em 2024, lideramos o G20. Nesse ano, presidimos o BRICS. Em novembro, seremos a sede da COP30. Como contribuição, o setor produtivo brasileiro propôs a criação de um fórum de representação empresarial para discussões sobre clima SB COP e o próprio Conselho Empresarial do BRICS. Essa convergência força a capacidade de articular uma agenda integrada que combine desenvolvimento econômico, transição energética, sustentabilidade e inclusão social.
Repórter: O evento também premiou 18 soluções sustentáveis e 18 startups lideradas por mulheres. Os painéis discutiram temas como segurança alimentar, descarbonização e economia digital.