Ministério do Esporte conclui primeiro ciclo de reuniões do Grupo de Trabalho do BRICS
Brasil lidera elaboração de memorando para ampliar cooperação esportiva entre os países do bloco.

De Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte do Brasil
O Ministério do Esporte do Brasil encerrou nesta quinta-feira, 8/5, o primeiro ciclo de reuniões virtuais do Grupo de Trabalho de Esporte do BRICS. Os encontros, iniciados na quarta, 7/5, têm como foco a elaboração de um memorando de entendimento que visa estabelecer uma base sólida para a cooperação esportiva entre os países membros do agrupamento.
O principal objetivo da iniciativa é fortalecer a cooperação esportiva no âmbito do BRICS, promovendo o desenvolvimento por meio do esporte e da atividade física. A proposta estratégica é institucionalizar essa cooperação entre os países membros, incluindo os seis novos integrantes do bloco (Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia) e servir de base para a construção de diretrizes concretas que tornem o BRICS mais coeso e representativo na área esportiva.
Durante os dois primeiros dias de reunião, o Brasil apresentou a minuta inicial do memorando, que substitui o memorando assinado anteriormente, mas agora passa por revisões e adaptações para contemplar as contribuições dos novos países membros.
“Esses dois dias foram dedicados à apresentação do texto inicial e à compilação de sugestões. Ainda teremos mais quatro encontros até o fechamento do documento, que será apresentado e assinado na reunião de ministros do esporte do BRICS, marcada para o início de junho”, explicou o secretário Nacional do Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Araújo, que é o responsável pelas negociações da pauta esportiva dentro do BRICS.
Entre os temas presentes no memorando estão a implementação de projetos esportivos multilaterais, valorização dos esportes tradicionais, compartilhamento de pesquisas, dados e tecnologias no campo esportivo, criação de mecanismos de cooperação técnica, congressos e capacitações conjuntas, entre outros assuntos.
“Vamos discutir também integridade, a inclusão de pessoas com deficiência nas práticas esportivas dentro do BRICS. Sabemos que o esporte é de interesse de todos os países do bloco, e o documento vai servir para a construção de outros acordos específicos dentro do esporte”, completa Fábio.
A próxima rodada de reuniões do grupo de trabalho está marcada para os dias 22 e 23 de maio de 2025.