Ministros de Relações Exteriores reforçam compromisso com multilateralismo em NY
Representantes dos países que integram o grupo publicaram Nota Conjunta que defende maior participação de países em desenvolvimento e emergentes nos espaços de decisão global, entre outros temas
Por Laura Marques/BRICS

Os ministros das Relações Exteriores de países do BRICS reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e com o fortalecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), durante reunião em Nova York, nos Estados Unidos. O encontro, paralelo à 80ª Assembleia Geral da ONU, foi conduzido pela Índia, que vai presidir o grupo em 2026.
A manifestação do agrupamento foi publicada em uma Nota Conjunta, na última sexta-feira, 26/09. O documento destaca a defesa do BRICS por maior participação de países em desenvolvimento e emergentes nos espaços de decisão global e a urgência em enfrentar desigualdades, racismo, xenofobia, todas as formas de intolerância, e tendências alarmantes de discurso de ódio, desinformação e informações enganosas crescentes.
Economia
O grupo expressou preocupação com medidas protecionistas e tarifas abusivas. De acordo com o texto, estas medidas “trazem o risco de fragmentar o comércio global e marginalizar o Sul Global”.
Como forma de enfrentamento a situações como esta, os líderes enfatizaram a importância do fortalecimento do sistema multilateral de comércio não discriminatório, aberto, equitativo, transparente, justo, inclusivo e baseado em regras, tendo a Organização Mundial do Comércio (OMC) como núcleo.
Clima
Na agenda climática, os ministros celebraram o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), previsto para a COP30 em Belém, e expressaram forte apoio à próxima Presidência brasileira da COP30.
Além disso, a Nota Conjunta frisa que os sistemas de infraestrutura precisam ser fortalecidos, frente aos riscos climáticos e de desastres, e ressalta a necessidade da concretização de transições energéticas justas e de viabilizar financiamento climático acessível.
Defesa da paz
Os ministros expressaram preocupação com conflitos no Oriente Médio, Norte da África, Sudão e Gaza, pontuando que estas crises precisam ser resolvidas exclusivamente por meio do diálogo político e diplomático, com base no respeito incondicional à independência, integridade territorial e soberania dos países da região.
Tecnologia
Os representantes de países integrantes do BRICS reconheceram o impacto transformador das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como motor essencial do crescimento socioeconômico e da transformação digital nos países, reafirmando seu compromisso em fortalecer ainda mais a colaboração nesse campo.
Também foi destaque o alerta para que sejam concretizados esforços coletivos nas Nações Unidas para viabilizar uma governança da Inteligência Artificial que promova o uso da tecnologia para o bem e para todos, considerando as políticas nacionais, regulamentações e acordos internacionais.