PEOPLE TO PEOPLE

Brasília receberá a VII Cúpula Energética da Juventude do BRICS: inscrições abertas

O encontro, que congrega jovens formuladores de políticas e profissionais de energia de todos os países-membros do agrupamento, será realizado nos dias 9 e 10 de junho. As inscrições estão abertas até 15 de abril

No último ano, o encontro aconteceu na Rússia. Foto: Divulgação/Agência de Energia da Juventude do BRICS
No último ano, o encontro aconteceu na Rússia. Foto: Divulgação/Agência de Energia da Juventude do BRICS

Sob a presidência do BRICS neste ano, o Brasil organiza um calendário que vai além das mais de cem reuniões até a Cúpula de Líderes em julho. Entre a diversidade de agendas, consta a VII Cúpula Energética da Juventude do BRICS, que neste ano será em Brasília (DF), nos dias 9 e 10 de junho. O encontro reunirá jovens formuladores de políticas e profissionais de energia de todos os países-membros do agrupamento.

Por questões de segurança e administrativas, o número de participantes é limitado, com inscrições abertas até o dia 15 de abril, por meio de formulário eletrônico no site da Agência de Energia de Juventude do BRICS, que pode ser acessado aqui. As bolsas parciais de participação estarão disponíveis para os delegados indicados pelos países do BRICS de acordo com o processo de nomeação estabelecido. 

"Sob a liderança do Brasil em energia sustentável e seu compromisso com a juventude, este importante marco inspira os jovens do BRICS e seus colegas do Sul Global a encontrar soluções comuns para os desafios globais".

Os trabalhos estarão centrados em quatro eixos principais, alinhados com a pauta energética da presidência brasileira do BRICS:

  • Combustíveis sustentáveis para transições energéticas;
  • Financiamento de transições energéticas e minerais para transição energética limpa;
  • Acesso à energia no enfrentamento da pobreza energética com soluções acessíveis;
  • Avanços tecnológicos para sistemas de energia de baixo carbono.

Os participantes se encontrarão com formuladores de políticas e líderes de energia brasileiros, participarão de sessões de trabalho em trilhas temáticas, discutirão recomendações para o Relatório de Energia da Juventude do BRICS 2025 (BRICS Youth Energy Outlook) e visitarão uma empresa de energia em um tour técnico. Antes da Cúpula, os delegados selecionados serão convidados a participar de workshops técnicos virtuais organizados pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil (MME) e aprenderão mais sobre as prioridades nacionais no desenvolvimento de energia.

"A realização da Cúpula Energética da Juventude dos BRICS é de extrema importância, pois debaterá os grandes desafios envolvidos na transformação das matrizes energéticas globais e no avanço da produção de energias renováveis. Visando construir um futuro mais sustentável para o planeta, esse evento ganha ainda mais relevância ao reunir países com a pujança econômica e a representatividade populacional do grupo", afirma Ronald Sorriso, secretário Nacional de Juventude do Brasil.

“Na VII Cúpula Energética da Juventude do BRICS em Brasília, estamos orgulhosos de celebrar os dez anos da cooperação energética da juventude do BRICS como um grupo de onze países com diferentes matrizes energéticas, mas uma visão compartilhada e unida para um futuro energético justo, sustentável e acessível que pertence aos jovens. Sob a liderança do Brasil em energia sustentável e seu compromisso com a juventude, este importante marco inspira os jovens do BRICS e seus colegas do Sul Global a encontrar soluções comuns para os desafios globais”, complementa Alexander Kormishin, presidente da Agência de Energia da Juventude do BRICS.

O evento tem como anfitriões o MME e a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República e está sendo organizado em parceria com a Agência de Energia da Juventude do BRICS (BRICS Youth Energy Agency). 

Para mais informações os contatos são:

aescom@mme.gov.br

juventude@presidencia.gov.br

kirgizov-barskii@yeabrics.org