TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Foco em sustentabilidade ambiental e avanços pela declaração ministerial marcam semana do Grupo de Trabalho de TIC do BRICS

Os trabalhos no tema de Tecnologia da Informação e Comunicação nesta semana (2 e 3 de abril) focaram na realização do seminário “Green Digital Action” e afinamento dos eixos prioritários em vista a declaração a ser assinada pelos ministros das Comunicações dos países membros em junho.

A próxima reunião técnica do GT está agendada para 6 de maio. Foto: Rafael Medeiros/BRICS Brasil
A próxima reunião técnica do GT está agendada para 6 de maio. Foto: Rafael Medeiros/BRICS Brasil

Com informações do Ministério das Comunicações

Após uma primeira reunião bem sucedida em março, com debates promissores para um mapeamento de conectividade significativa nos países do BRICS, o Grupo de Trabalho (GT) de de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do agrupamento voltou a se encontrar nesta semana, nos dias 2 e 3 de abril, desta vez com foco no eixo de sustentabilidade ambiental e o arranjo da declaração ministerial, que será apresentada no início de junho, para quando está marcada a Reunião de Ministros de Comunicação do BRICS.

Green Digital Action

O seminário, realizado no formato virtual, na quarta-feira (2), reforçou o compromisso do BRICS com a sustentabilidade, evidenciando como as TICs podem ser aliadas na construção de um futuro mais verde. O evento possibilitou a troca de experiências entre os países, impulsionando novas estratégias para enfrentar desafios ambientais sem comprometer o crescimento econômico e a inclusão digital.

Juliano Stanzani, diretor do Departamento de Política Setorial do Ministério das Comunicações (MCom), classificou o evento como um dos principais entregáveis do GT neste ano. "O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação é um provedor de bens e serviços que permeiam todas as atividades humanas, abrangendo tanto aspectos econômicos quanto aspirações sociais. As iniciativas inovadoras trazidas pelas TICs são essenciais para impulsionar soluções que contribuam para a busca contínua pelo respeito ao ecossistema e pelo desenvolvimento social e econômico", destacou o diretor, na abertura do seminário.

Entre os temas abordados pelos países membros estiveram serviços de telecomunicações de emergência, eficiência energética e economia circular. Uma das iniciativas brasileiras apresentadas no seminário foi o sistema de emergência Cell Broadcast, conhecido como Defesa Civil Alerta. A ferramenta de envio de alertas de emergência do governo federal teve sua implantação coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sendo executada pelas operadoras de telefonia móvel. Dessa forma, todas as pessoas em áreas de risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, recebem os alertas sem a necessidade de cadastro prévio.

Índia e Egito também reforçaram a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no alerta precoce de desastres naturais e na mitigação de riscos no setor de telecomunicações de emergência. "Para apoiar essa transição, estão sendo oferecidos incentivos financeiros e operacionais para operadoras digitais, concessionárias de telecomunicações e empresas de energia eólica. Essas regulamentações têm o objetivo de estabelecer uma infraestrutura digital sustentável e de baixo carbono no país", colocou Yasmina Ali, representante do Egito.

MCOM, MRE, Anatel, UIT e Cetic.br compõem a coordenação brasileira. Foto: Rafael Medeiros/BRICS Brasil
MCOM, MRE, Anatel, UIT e Cetic.br compõem a coordenação brasileira. Foto: Rafael Medeiros/BRICS Brasil

Avanço rumo à declaração ministerial

Já na quinta-feira (3), o Brasil liderou virtualmente a segunda reunião técnica do GT. A reunião teve como pauta principal o início das negociações sobre a declaração ministerial, que será assinada pelos ministros dos países membros em 2 de junho, presencialmente em Brasília.

O chefe da Assessoria Internacional do MCom, Jeferson Nacif, junto com o chefe da Divisão de Temas Digitais do Itamaraty, Marcelo Martinez; o assessor internacional da Anatel, Alexandre Moraes; e o coordenador-geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações do MCom, William Zambelli, concederam uma coletiva de imprensa na sede do BRICS.

Marcelo Martinez, chefe da Divisão de Temas Digitais do Itamaraty, fez um breve resumo sobre os debates. “O encontro teve como objetivo inicial verificar o andamento dos trabalhos em cada uma das linhas prioritárias, além de apresentar a primeira minuta da declaração ministerial. Também realizamos um pequeno balanço para definir os próximos passos de acordo com o calendário do nosso GT”, indicou ele. A próxima reunião técnica do Grupo de Trabalho de TICs está agendada para 6 de maio.

A delegação brasileira conta com técnicos dos Ministérios das Comunicações e das Relações Exteriores, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de organizações parceiras, como a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Veja também

Carregando