Segunda Reunião do Conselho de Juventude do BRICS debate seminários regionais
Por meio dos trabalhos da Juventude do BRICS, o segmento de participação social do agrupamento realizará seminários regionais na modalidade online. A iniciativa é inédita ao People to People

Com informações da Secretaria Nacional de Juventude
O Conselho de Juventude do BRICS, que neste ano completa 10 anos de existência, realizou, nesta semana, sua segunda reunião sob a presidência brasileira do grupo. Os temas foco do encontro foram a viabilização da participação dos países membros e parceiros na Cúpula de Juventude; o calendário de atividades nos países a partir dos eixos temáticos determinados; e a realização de dois meses de seminários diversos.
Os seminários regionais serão lançados na próxima semana, 2 de abril, em Salvador (BA). O Conselho Estadual de Juventude e a Coordenação de Juventude do Governo da Bahia são parceiros na execução. Esta é uma iniciativa inédita da presidência brasileira, que visa o fortalecimento da participação da sociedade civil por meio das agendas do segmento People to People (P2P). Os seminários acontecerão no mês de abril e maio, de forma online, com inscrições disponíveis em breve.
"Esse segundo encontro foi muito importante para compreendermos as expectativas e atividades pensadas pelos países membros. Sobre os seminários regionais “Juventude e BRICS”, que ampliam a participação social nos processos, este serão também momento para selecionar as e os jovens brasileiros que participarão das discussões da Cúpula em junho", colocou Nilson Florentino Júnior, da Secretaria Nacional de Juventude.
Quanto às atividades a serem realizadas pelas juventudes dos países membros, a divisão temática se dá na seguinte forma:
- Participação Social, Trabalho Social e Voluntariado (África do Sul);
- Educação, Habilidades e Formação (Rússia);
- Ciência, Tecnologia e Inovação (China e Etiópia);
- Empreendedorismo Jovem (Índia);
- Desenvolvimento, Combate à Fome e às Desigualdades (Egito);
- Saúde e Esportes (Indonésia) e
- Juventudes, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Emirados Árabes Unidos).
Ao fim, também foram apresentadas as atividades e iniciativas que já estão em execução ou com lançamento confirmado. São elas, a Expedição Educacional do BRICS (Brics Education Expedition - BEE), coordenado pela Rússia, o Fórum Mundial de Desenvolvimento da Juventude (World Youth Development Forum), pela China, e a Formação de Formadores (Training of Trainers - TOT), pelo Egito.